10 benefícios do alho para cuidar da sua saúde.
Basta olhar para o provérbio para perceber que o alho é considerado um superalimento desde a antiguidade . “Trabalho é tão saudável quanto sopa de alho”, “Quem come alho e bebe vinho, nem a víbora consegue” ou “Alho, cebola e limão, e pare de tomar injeção” são apenas exemplos de como a sabedoria popular recolhe os medicamentos propriedades desta lâmpada. E esta planta tem efeitos positivos extraordinários na saúde , desde o fortalecimento do sistema imunológico ou gastrointestinal, até a melhoria do bem-estar circulatório ou o aumento da longevidade.
Quais são os 10 benefícios do alho?
Depois de saber de onde vêm as propriedades medicinais do alho, como você pode aproveitá-las?
Estes são os 10 benefícios do alho:
1 – Fortalecimento do sistema imunológico:
Um dos 10 benefícios mais conhecidos do alho é sua ação imunológica e antiviral , resultado da alicina. Portanto, se você deseja reduzir o risco de adoecer e prevenir infecções por vírus, inclua alho cru em sua dieta diária.
2 – Efeito anti-inflamatório:
Os compostos ativos do alho também combatem a inflamação no corpo e ajudam a inibir a atividade de certas proteínas inflamatórias, segundo estudos . Portanto, outro dos 10 benefícios do alho é que ele ajuda a melhorar a condição de pessoas com problemas ósseos, como osteoporose ou artrose. Da mesma forma, também é recomendado o consumo de alho durante a menopausa , pois as evidências científicas sugerem que reduz os danos ósseos que ocorrem nesta fase da vida.
3 – Saúde cardiovascular:
O alho contém compostos de enxofre que bloqueiam a agregação de plaquetas e evitam o entupimento das artérias. Por isso, estudos científicos a consideram uma aliada no controle de doenças cardíacas. Ao mesmo tempo, o alho provoca um efeito vasodilatador, já que a alicina e o ajoene atuam como anticoagulantes, sendo um remédio natural para controlar a pressão arterial.
4 – Alho e colesterol:
Pesquisadores do Instituto de Toxicologia da Universidade de Shandong (China) confirmaram a relação entre alho e colesterol. Especificamente, os experimentos mostraram que este alimento ajuda a reduzir os níveis de colesterol total e triglicerídeos. ,
5 – Saúde cerebral:
Os compostos de enxofre do alho, como a alicina, podem ter efeitos positivos na função cerebral, contribuindo para a prevenção de doenças neurodegenerativas. Na verdade, alguns estudos sugerem que o alho pode ser benéfico para pessoas com Alzheimer.
6 – Desempenho esportivo:
A ligação entre o consumo desta planta e o maior desempenho físico não é nova. Há uma razão pela qual foi usado por atletas da Grécia Antiga nas Olimpíadas ou por soldados que foram para o campo de batalha nos séculos posteriores. Nesse sentido, existem estudos que mostram que a ingestão de alho melhora a capacidade pulmonar e reduz a perda muscular.
7 – Visão:
Aumentar a saúde dos olhos é outro dos 10 benefícios do alho. Lembre-se que este alimento funcional é rico em enxofre, mineral necessário para produzir glutationa, antioxidante para o bem-estar ocular. Além disso, a luteína, a zeaxantina, o zinco e as vitaminas C e E contidas no alho também atuam contra a degeneração macular.
8 – Estresse:
Este mesmo composto, a glutationa, é por sua vez essencial para combater o estresse, por isso consumir alho irá ajudá-lo a manter os níveis de cortisol sob controle. Como resultado, o alho também tem sido associado a um melhor descanso e qualidade do sono .
9 – Sistema digestivo:
Da mesma forma, o consumo de alho também favorece a digestão dos alimentos, sendo recomendado para pessoas com problemas gastrointestinais. Além disso, se você está pensando em perder aqueles quilos extras , o controle de peso é outro dos 10 benefícios do alho. Esse alimento acelera o metabolismo, aumentando a produção do hormônio adrenalina, que faz com que você queime mais calorias. Isto, juntamente com o seu poder saciante, confere-lhe propriedades adelgaçantes, como têm demonstrado diversas investigações científicas .
10 – Antioxidante:
Os polifenóis presentes no alho conferem-lhe propriedades antioxidantes, ajudando a combater o stress oxidativo do envelhecimento. Na verdade, um estudo realizado com a população chinesa concluiu que os adultos que consumiam alho pelo menos uma vez por semana viviam mais do que aqueles que não comiam alho com tanta frequência. Portanto, o alho pode ser de grande ajuda para viver mais devido às propriedades antioxidantes mencionadas acima.
Como incorporar o alho na sua dieta?
Para poder acessar esses 10 benefícios do alho, você tem múltiplas possibilidades. Portanto, Junto com o consumo de dentes de alho naturais, você tem outras formas mais convenientes de incorporar esse superalimento na sua alimentação diária . Lembrando que a dose recomendada para um adulto é de 40 gramas por dia e nem sempre é fácil ou agradável, seja alho cru ou cozido. Você encontra principalmente no mercado formatos de alho desidratado, pulverizado ou em cápsulas.
Por que o alho é considerado um superalimento?
O alho, cientificamente conhecido como Allium sativum, é rico em compostos de enxofre, polissacarídeos, saponinas, frutosanos (oligossacarídeos que funcionam como prebióticos), vitaminas A, B1, B3, B6, C e minerais, como ferro, sílica, enxofre e iodo. .
A chave do seu poder está concentrada principalmente em duas substâncias: alicina e adenosina. Claro, você deve saber que, dependendo de como você o tomar, você ativará um ou outro componente. Especificamente, quando você ingere alho cru, você irá realçar o primeiro. Por outro lado, se o cravo estiver cozido, ocorre o segundo.
Uma composição que atribui importantes propriedades antioxidantes, antibacterianas e anti-inflamatórias a este alimento. E quase nenhuma caloria. Existem apenas 149 kcal por 100 gramas de alho
Você pode gostar de ler também: Como combater o bruxismo