5 plantas medicinais contra a fadiga. Ritmo frenético, estresse, falta de sono… A fadiga pode ter diferentes causas e diferentes graus. Em casos de fadiga leve e temporária, sabe-se que certas plantas medicinais nos ajudam a reenergizar e recuperar mais energia. Geralmente ,na fitoterapia, existem as chamadas plantas “adaptogênicas”, definidas como capazes de ajudar o corpo a responder aos ataques e desequilíbrios que enfrenta.
Então, existem também plantas conhecidas por serem ricas em substâncias excitantes como a cafeína ou a vitamina C e que podem dar um efeito “boost”. Ginseng, Eleutherococcus, Rhodiola, café, Rosa Mosqueta , Alecrim …
Descubra uma seleção de plantas utilizadas na fitoterapia para combater a fadiga leve.
Fadiga é aquela sensação de cansaço extremo que afeta todo o corpo e a mente, levando assim à produtividade e à qualidade de vida. Sentir-se cansado de vez em quando é normal, mas se a fadiga simplesmente não passar, isso pode ser um sinal de que algo está acontecendo. algumas das principais causas de fadiga.
5 plantas medicinais contra a fadiga
1- Ginseng
Descrição
O Ginseng é uma planta medicinal reconhecida na Ásia e utilizada desde a antiguidade na medicina tradicional chinesa. Por isso, é uma das plantas adaptogênicas, que estimulam o corpo diante de ataques externos. Com 50 cm de altura, dá pequenas flores brancas em umbelas na primavera e no verão, seguidas de frutos vermelhos
Virtudes
Portanto, o Ginseng é utilizado na fitoterapia pelas suas propriedades tonificantes em casos de fadiga física ou intelectual. Então, ajudaria a combater o stress e a estimular o sistema imunitário, especialmente durante um período de convalescença.
Usar
É a raiz do ginseng que se utiliza, reduzida a pó ou pura, para preparar chás de ervas ou decocções. É colhido a partir do quarto ano de cultivo e depois seco ou cozido no vapor. Dadas as suas propriedades tonificantes, é preferível consumir o ginseng pela manhã, para não ter problemas para dormir à noite.
O Ginseng é usado como chá de ervas ou decocção. De preferência, use raiz de ginseng orgânico. Portanto, recomenda-se consultar um médico antes de consumir ginseng.
Cultura
Ginseng é uma planta rasteira. Cresce em solos leves, úmidos, bem drenados e ácidos e cresce à sombra. Resistente até -15°C, o ginseng cresce lentamente.
2 – Eleuterococo
Descrição
Eleutherococcus, também chamado de “ginseng siberiano”, também é uma planta adaptogênica.
Então, este arbusto espinhoso, com altura de 50 cm a 2,50 metros, é nativo da Sibéria. Possui folhas de palma e flores em julho, produzindo flores roxas e amarelas. Produz frutos pretos.
Virtudes
Eleutherococcus teria as virtudes de estimular as defesas imunológicas e o desempenho intelectual e físico.
Usar
É novamente a raiz de Eleutherococcus que é usada na medicina fitoterápica, como em decocção ou esmagada em chá de ervas. Dadas as suas qualidades tonificantes, é melhor consumido pela manhã. Recomenda-se consultar um médico antes de consumir.
Cultura
Eleutherococcus aprecia solos frescos e bem drenados e pode ser plantado ao sol ou sombra parcial. Muito resistente, resiste bem às geadas.
3 – Rhodiola ou Rhodiola rosea
Descrição
Rhodiola ou Rhodolia rosea também é uma das plantas adaptogênicas. Esta planta suculenta com folhas grossas e cheias de água atinge uma altura de 20 a 40 cm. Em julho e agosto produz corimbos de flores rosadas , que ficam amareladas.
Virtudes
Rhodiola ajuda a reduzir a fadiga e a combater o estresse. Estimularia o sistema nervoso e teria um benefício na pressão arterial.
Usar
O rizoma da rodiola sendo colhido em agosto. É preparado como um chá de ervas a partir de um pedaço retirado da raiz. Reserve uma colher de chá de raiz para duas xícaras de água.
Cultura
A rhodiola sendo instalada a pleno sol em solos rochosos, onde cresce sem necessidade de nenhuma manutenção especial.
A árvore do café
4 – Cafeeiro
Descrição
O cafeeiro é um arbusto que pode atingir 10 metros de altura em suas regiões de origem, na África Oriental. Principalmente, possui lindas folhas verdes brilhantes e perenes e produz flores brancas perfumadas de junho a outubro, antes do aparecimento de bagas vermelhas chamadas drupas . São essas frutas que dão origem aos grãos de café.
Virtudes
Certamente, o café é conhecido pelas suas propriedades excitantes que se devem à presença de cafeína e ajudam a combater a fadiga temporária.
Usar
São os grãos de café torrados e triturados que se consomem. Todos dosarão seu café conforme desejarem para se dar um impulso temporário! Geralmente sendo consumido pela manhã e com moderação , sendo o café não recomendado para pessoas que tenham problemas de acidez gástrica, palpitações ou hipertensão.
Cultura
Em nossas regiões, o cafeeiro sendo cultivado em vasos, exposto à luz, mas sem sol direto, em substrato levemente ácido, rico e bem drenado. Portanto, esta planta tropical teme geadas e cresce a uma temperatura entre 20 e 25°C.
5 – Rosa Mosqueta – Rosa canina
Descrição
Certamente, a roseira brava ou Rosa canina é a espécie de roseira silvestre mais conhecida e difundida na França. Obviamente, é um arbusto com caules longos, espinhosos e arqueados. Podendo atingir 3 metros de altura e floresce de maio a junho. Atualmente, possui flores pequenas e simples com 5 pétalas rosa e brancas e coração de estames dourados. Certamente, no final da temporada, aparecem pequenos frutos vermelhos escarlates chamados roseira brava. Eles são comestíveis.
Virtudes
Os frutos da Rosa Mosqueta – Rosa canina ou Rosa Mosqueta são conhecidos por serem ricos em vitamina C.
Usar
Portanto, a roseira brava é colhida no outono e sendo consumida como chá de ervas, geléia ou xarope.
Cultura
A roseira brava é resistente, vigorosa e cresce em qualquer solo, desde que não seja muito ácido e bem drenado. Contudo, Prefere situações ensolaradas.
Conclusão
A fadiga precisa de uma abordagem holística que leve em consideração o corpo e a mente; As causas precisam ser identificadas e as mudanças no estilo de vida precisam ser colocadas na prática para restaurar a energia e melhorar a qualidade de vida. Lembre-se: nunca use nenhuma moda passageira sem orientação médica
Continue lendo nossos artigos: Chá verde: descubra seus muitos benefícios para a saúde
Pingback: Chá verde: descubra seus muitos benefícios para a saúde -