No momento, você está visualizando Plantas medicinais para aliviar picadas de insetos

Plantas medicinais para aliviar picadas de insetos

 

Plantas medicinais para aliviar picadas de insetos. Fáceis de encontrar na natureza, essas plantas são de grande ajuda no combate aos incômodos das picadas de insetos.

Evidentemente, o verão é uma estação agradável para desfrutar da natureza e do ar livre. Mas, Infelizmente, o verão é também a estação de todos os perigos para todos os alérgicos (ou simplesmente temerosos) às picadas destes odiados insectos que têm grande prazer em picar-nos para destilar o seu veneno. Para alguns de nós, as consequências são menores e temporárias. Para outros, uma simples picada de mosquito ou vespa desencadeia reações em cadeia (cutâneas): coceira, queimação, vermelhidão, inchaço e até febre. .. E inevitavelmente, nunca temos em mãos o creme calmante ou antiinflamatório eficaz!

No entanto, a natureza oferece-nos uma infinidade de plantas conhecidas e reconhecidas pelas suas propriedades medicinais . Muitas vezes é suficiente abaixar-se para colher algumas folhas ou flores que nos trarão alívio após uma picada de inseto. Outros se preparam com antecedência para curar pequenos problemas com insetos.

Conheça as melhores plantas para aliviar picadas de insetos.

Conselhos e regras de segurança acima de tudo!

Ocorreria a você comer um cogumelo encontrado no canto de um bosque que você não consegue identificar com certeza? Obviamente não. Para as plantas é a mesma coisa. Tal como os cogumelos, algumas plantas podem ser tóxicas ou mesmo mortais . Por isso é fundamental aprender a reconhecê-los com certeza, sem sombra de dúvida . E se houver a menor dúvida, é melhor não escolher e usar.

Existem muitos guias curtos para aprender como identificar plantas selvagens. No entanto, às vezes é um processo de aprendizagem um tanto longo. No entanto, algumas espécies são bastante fáceis de reconhecer e não representam risco.

Dentre essas plantas medicinais, muitas crescem naturalmente em nosso campo . Portanto, é essencial conhecer os ambientes onde crescem. Na verdade, cada planta tem necessidades diferentes em termos de tipo de solo, humidade, luz solar, etc. Aprender a conhecer estas necessidades torna mais fácil encontrar e identificar estas plantas úteis.

Da mesma forma, antes de colher qualquer planta, você deve se informar sobre seu estado. 

Lembre-se também que para permitir a reprodução dessas plantas, é uma boa ideia colher apenas parte da planta, sem arrancá-la . Se precisar de algumas folhas, não há necessidade de desenterrar a planta do solo…

Por último, mas não menos importante, um conselho importante: opte por colher plantas num ambiente saudável, longe de campos cultivados potencialmente saturados com produtos fitossanitários, como fertilizantes ou pesticidas, e longe das principais estradas .

Para limitar todos os riscos de erro ou contaminação, o ideal é dedicar uma pequena parcela da sua horta ou horta ao cultivo destas plantas medicinais, a maioria delas nativas. No geral, a maioria é fácil de cultivar e requer pouca manutenção. Eles se multiplicam ou até mesmo semeiam novamente facilmente (às vezes até um pouco demais, correndo o risco de se tornarem invasivos!).

A banana lanceolada, uma planta perene rizomatosa

A banana-da-terra lanceolada ( Plantago lanceolata ) é uma pequena planta rizomatosa da família Plantaginaceae, medicinal, melífera e comestível. É reconhecida pela sua roseta de folhas longas, lanceoladas , com nervuras paralelas bem marcadas, que se estreitam na base. Das axilas das folhas crescem caules de flores eretos, estriados e cobertos por pêlos curtos e retos. No final dessas hastes florais, há pontas de flores cônicas e depois cilíndricas que florescem de maio a setembro.

A banana-da-terra lanceolada cresce em prados e campos, em caminhos rurais e taludes, em bosques leves, mas também em entulhos e taludes.

A banana lanceolada é conhecida pelas suas propriedades antitússicas e expectorantes , por isso é recomendada para doenças respiratórias graças ao seu conteúdo de mucilagem. Também teria propriedades digestivas e ajudaria a combater a inapetência .

Mas são as suas propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e anti-sépticas que se mostram eficazes contra picadas de insetos .

Como fazer isso?

Escolha as folhas e amasse-as entre os dedos, depois aplique o suco fresco que sai diretamente na picada do inseto (ou urtiga). 

A banana alpina ou arnica da montanha, uma planta perene protegida

A banana-da-montanha ( Arnica montana ) , também chamada de banana-da-montanha, é uma planta perene rizomatosa da família Asteraceae . No primeiro ano, o rizoma dá origem a uma roseta de folhas grossas e ovais, cobertas por pêlos curtos e cobertas por nervuras longitudinais . Nos anos subsequentes surgem caules tomentosos que apresentam 2 a 3 pares de folhas opostas. No topo, flores com raios amarelo-alaranjados florescem de maio a agosto . A planta exala um cheiro bastante agradável.

A arnica da montanha cresce em altitude, em prados úmidos ou pantanosos, em turfeiras esparsas, com solo ácido. Também cresce em pastagens porque os rebanhos não a comem. A planta é protegida em muitas áreas porque está se tornando mais rara. Apenas a colheita de flores pode ser autorizada sob determinadas condições. A maneira mais fácil é cultivar você mesmo.

A arnica da montanha é conhecida por seus efeitos antiinflamatórios após pequenos traumas, como hematomas .Mas também pode  ser usado externamente contra picadas de insetos por suas propriedades calmantes.

Como fazer isso?

Em macerado oleoso: colocar 200 g de flores frescas em 50 cl de óleo vegetal neutro (girassol, sésamo, azeitona, semente de uva, etc.) num frasco e deixar macerar 4 a 6 semanas à temperatura ambiente. Depois é só filtrar. 

Como infusão: infundir 5 g de flores secas em 100 ml de água fervente por 15 minutos e depois aplicar com compressa

Calêndula de jardim com lindas flores amarelo-alaranjadas

Calêndula de jardim ( Calendula officinalis ) é uma planta anual com raiz cônica . Produz caules eretos de 30 a 50 cm de altura, angulosos, peludos, cobertos por folhas alternadas, oblongas e espatuladas, também peludas. Oferece flores de raia, geralmente laranja ou amarelo-alaranjado, às vezes amarelo-limão ou vermelho-alaranjado dependendo da variedade, de maio até as primeiras geadas . São flores conhecidas por suas propriedades produtoras de mel e repelentes de nematóides . Eles também são comestíveis.

A calêndula de jardim é reconhecida pelas suas propriedades calmantes, adstringentes, depurativas, cicatrizantes e anti-inflamatórias. É eficaz para acalmar a irritação causada por picadas de insetos.

Como fazer isso?

Colha as flores ao meio-dia, sem os caules, e depois seque-as ao sol por uma a duas semanas, dependendo da temperatura. Coloque as flores frouxamente em uma jarra e encha com óleo vegetal. Deixar macerar ao sol durante 3 semanas a um mês, envolvendo o frasco em papel kraft

Leia também: Hábitos Simples para Transformar Seu Bem-Estar Diário

Este post tem 5 comentários

Deixe um comentário