Bruxismo: Como Relaxar a Mandíbula e Combater o Bruxismo
Como Relaxar a Mandíbula e Combater o Bruxismo. Quando um caso em que à noite apertamos os dentes atrasa a qualidade do sono, pode-se apresentar dores de cabeça, tonturas entre outros sintomas. Pendente. O hábito involuntário de ranger ou apertar os dentes sem qualquer propósito funcional de “mastigação” é um problema comum que impacta a qualidade do sono e pode iniciar problemas de saúde além de perturbar a saúde bucal, como dores de cabeça, tonturas ou zumbidos nos ouvidos .
Seu nome odontológico é bruxismo e além de ser tratável, existem remédios caseiros para melhorar.
O bruxismo ou ranger de dentes afeta de 10 a 20% da população, e pode ser observado em idades muito diferentes, inclusive a infância.
As consequências desse distúrbio, que podem ser observadas tanto em adultos quanto em crianças, deterioram a qualidade de vida: se não forem corrigidas, podem causar dores de cabeça, dores na mandíbula, pescoço ou orelhas, além de um desgaste progressivo dos dentes. Algo que poucas pessoas sabem é que o bruxismo pode ocorrer tanto durante o dia quanto à noite. A diferença é que durante o sono a pessoa em questão não tem consciência da contração dos maxilares, e é muito difícil de controlar.
Causas do bruxismo
Causas do bruxismo No momento, o mundo médico não concorda com as causas do bruxismo, mas não descartou o estresse como o principal gatilho. Além do estresse (que é a principal causa do bruxismo), existem outros fatores que podem contribuir para o seu aparecimento: O tipo de dieta do paciente. Hábitos de dormir. Postura. Alinhamento dos dentes, ou seja, incorreto. Incapacidade de relaxar.
Os especialistas observam que, como cada caso é único, situações diferentes podem ter razões diferentes. Sinais de bruxismo O dano provocado pela alongamento dos dentes é multilateral: pode causar uma sobrecarga das tecidos que sustentam o dente, desgastá-lo e até mesmo cair. Além disso, pode resultar em problemas na articulação temporomandibular e na dor na mandíbula, bem como em diferentes partes do rosto e pescoço.
Contudo o mais importante é encontrar uma maneira certa de relaxar e soltar os músculos musculares e do pescoço. Qualquer atividade que reduza o estresse será útil para ser eficaz, como ouvir música, ler, caminhar ou tomar banho. Entretanto, uma toalha morna e úmida também pode ser aplicada no rosto para relaxar a dor muscular resultante do ranger dos dentes. Isso é algo que um dentista tem que estudar caso e ver se há causas nos dentes ou na maneira como você morde.
Uma mordida irregular, onde os dentes não se encaixam, também pode ser corrigida com novas obturações, coroas ou tratamento ortodôntico. Um dispositivo usado à noite protege seus dentes, mas não resolve o problema.
Emoções que impulsionam o bruxismo
O bruxismo seria um sinal de acúmulo de agressividade no corpo ou uma “estratégia de saída” da ansiedade ou estresse que nos acompanha diariamente. É legal que, junto com o tratamento para melhoria dos músculos, incluímos várias ferramentas que nos permitem identificar situações em que nos encontramos com muito estresse ou raiva e liberar toda a energia — acumulada na mesma situação — porque não tratamos esse fator emocional, o problema continua.
Como prevenir bruxismo
A prevenção do bruxismo é impossível Por ser um distúrbio involuntário, é difícil estabelecer medidas que ajudem a evitar o surgimento do bruxismo, exceto evitar a única causa conhecida: o estresse. Algumas opções para tentar prevenir o bruxismo (pelo menos à noite) são as seguintes:
- Praticar algum esporte que nos ajude a liberar esse estresse e dormir mais profundamente.
- Evite tomar café e outras coisas interessantes horas antes de dormir. Ter momentos de descanso e relaxamento entre as atividades diárias mais estressantes.
- Encontre uma maneira de relaxar e depois vá dormir, por exemplo, ouvindo uma música tranquila. Por esse motivo, se você relaxar sua língua, também relaxará sua mandíbula.
Como fazer: Coloque sua língua para fora o máximo possível. Você pode até puxá-la um pouco mais com um pano limpo com as mãos, muito gentilmente, aos poucos, e claro, sem se machucar.
Mantenha sua boca fechada e pressione sua língua (sem abaixar sua língua) contra o céu da boca, bem como contra a parte interna traseira do céu da boca. Portanto, faça isso por dois a três minutos pelo menos uma vez ao dia. Protetor bucal para dormir.
Tratamento para bruxismo
Então. o tratamento mais eficaz para o bruxismo é o uso de uma tala dental ou protetor bucal. A tala de descarga é um dispositivo que funciona como uma almofada entre os dentes. Ela é um pequeno dispositivo de plástico que cobre alguns ou todos os dentes, protegendo-os de danos. Embora não impeça o ranger dos dentes, ela reduz os sintomas e previne o desgaste dental. Portanto, os benefícios de um protetor bucal para bruxismo incluem a redução da pressão interdental, o que pode causar desgaste dos dentes se não for utilizado.
continue lendo: Ranger os dentes: como relaxar a mandíbula e combater o bruxismo
Pingback: 10 benefícios do alho para cuidar da sua saúde -